Agência Panafricana de Notícias

Presidente do Parlamento líbio usurpa poderes de governador do Banco Central

Tripoli, Líbia (PANA) – O presidente do Congresso Nacional Geral (CNG, Parlamento), Nouri Bou Seheimein, autoproclamou-se governador do Banco Central da Líbia (BCL), noticiou sábado o jornal “Voix de la Libye (Voz da Líbia)".

O presidente do Parlamento enviou uma carta ao governador de jure, a 21 de agosto passado, pedindo a este que não tome nenhuma decisão ou mude a composição dos conselhos de administração dos bancos sem o consultar a ele pessoalmente, precisou a mesma fonte.

Segundo o jornal, é pela primeira vez, desde a criação do BCL em 1956, que uma medida parecida foi tomada.

Numa entrevista ao jornal, um perito em finanças afirmou que esta medida é contrária à lei numéro 1 de 2005 e às emendas que seguiram sobre os bancos.

Ele explicou que o presidente do Parlamento ou qualquer outro decisor não tem as prerrogativas de limitar os poderes do governador do banco salvo se for tomada uma decisão oficial para nomear um novo governador.

Por outro lado, fontes avisadas indicaram ao jornal que o atual governador do Banco Central, al-Sadik al-Kabir, pretendia mudar vários diretores de bancos na sequência de relatórios feitos sobre a sua gestão que os acusam, entre outras queixas, de corrupção.

-0- PANA AD/IN/AAS/SOC/FK/IZ 1set2013