Agência Panafricana de Notícias

Presidente do Parlamento iraniano critica severamente Ocidente na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) – O presidente do Parlamento iraniano, Ali Larijani, criticou severamente, sexta-feira última, o mundo ocidental em geral e Israel em particular, considerando-os de ''cancro''.

Durante a sua intervenção por ocasião da celebração da nova Constituição da Tunísia, Larijani criticou o Ocidente pelas suas políticas na região árabe e no mundo islâmico que, segundo ele, contribuíram para a divisão, à discórdia dos países árabes e islâmicos, apesar das suas unidades geográfica e religiosa.

Estas críticas não foram apreciadas pela delegação norte-americana que deixou a sala da Assembleia Constituinte em sinal de protesto.

''A ocasião de festejar as conquistas da Tunísia foi utilizada como tribuna para criticar os Estados Unidos. Os seus representantes nesta cerimónia deixaram a sala da Assembleia Constituinte por causa das acusações falsas e dos comentários incorretos emitidos pelo representante do Irão para contra os Estados Unidos'', indica um comunicado da embaixada americana na Tunísia.

Segundo observadores, este incidente colocou as autoridades tunisinas numa posição inconfortável, nomeadamente em relação aos Estados Unidos, sobretudo se se partit do princípio segundo o qual o convite do Irão inscreve-se no âmbito da vontade da Tunísia de se abrir aos países que ela pensa que a podem ajudar a sair da sua crise económica.

-0- PANA AD/IN/AAS/CJB/DD 08fev2014