Agência Panafricana de Notícias

Presidente do Parlamento burundês alerta para demografia galopante no país

Bujumbura, Burundi (PANA) – A realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) ou ainda a realização da visão de um "Burundi de leite e mel" até 2025 correm o risco de ser apenas uma ficção se a tendência demográfica atual não for contida por uma política drástica de Planeamento Familiar, afirmou quarta-feira em Bujumbura o presidente da Assembleia Nacional, Pie Ntavyohanyuma.

Falando por ocasião de uma jornada de sensibilização ao papel dos parlamentares face aos "desafios demográficos" e ao seu impacto económico, Pie Ntavyohanyuma lamentou igualmente a redução das explorações agrícolas no país onde cerca de 90 porcento da população vivem da terra.

No último censo geral da população e do habitat, em 2008, a população total do Burundi rondava os 10 milhões de habitantes, ou seja um aumento de cerca da metade em 20 anos.

Para enfrentar o aumento galopante da população do país, o Governo pretende agir na taxa de prevalência da contraceção para a levar de 19 porcento, em 2011, a 28 porcento, em 2015, revelou.

Para tal, acrescentou o presidente do Parlamento burundês, o Governo pretende mobilizar alguns dignitários, como líderes religiosos e de opinião, para fazer campanha em torno das vantagens do Planeamento Familiar, uma prática que continua a ser um tabu em alguns meios religiosos e rurais.

-0- PANA FB/AAS/IBA/CJB/DD 21ago2013