Agência Panafricana de Notícias

Presidente do Níger disponível para preservar integridade territorial no Mali

Bamako,Mali (PANA)  - O Presidente nigerino, Mahamadou Issoufou, reitera a disponibilidade do seu país para apoiar os esforços do Mali a fim de preservar a sua integridade territorial, a unidade nacional e a laicidade do Estado, e lutar contra o terrorismo, o integrismo e o narcotráfico em todas as suas formas.

Issoufou manifestou esta posição no termo duma visita de trabalho e de amizade efetuada sábado a Bamako, a capital maliana.

No termo duma sessão de trabalho, na qual participaram as delegações dos dois países, O chefe do Estado nigerino e o seu homólogo maliano, Ibrahim Boubacar Keita, decidiram instaurar um comité transfronteiriço de segurança, composto por ministros da Defesa, da Segurança, dos Negócios Estrangeiros, da Justiça, das Finanças, das duas partes.

Também fazem parte deste comité representantes dos Conselhos Nacionais de Segurança, de acordo com a fonte.

Os integrantes desta estrutura, nomeadamente os ministros supracitados, foram incumbidos de trabalhar para a sua operacionalização.

Issoufou e Keita congratularam-se com a organização duma Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a 14 de setembro corrente em Ouagadougou, no Burkina Faso, sobre o terrorismo no Sahel e na Bácia do Lago Tchad.

Nesta ocasião, dirigentes da sub-região e parceiros refletirão sobre as respostas decisivas a darem a este flagelo.

O Presidente nigerino chegou a Bamako sábado último ao meio dia para uma visita de amizade e de trabalho de algumas horas ao Mali.

Durante  a sua estada, ele foi recebido à porta fechada pelo seu homólogo maliano, com quem, co-presidiu a uma sessão alargada às duas delegações, durante a qual foram abordadas todas as questões relacionadas com a cooperação bilateral e assuntos de interesses regional e internacional.

Países fronteiriços da África Ocidental, o Mali e o Níger estão confrontados, há alguns anos, com ataques terroristas responsáveis pela morte de vários soldados e civis em ambos lados.

-0- PANA GT/BEH/MAR/DD 08set2019