Agência Panafricana de Notícias

Presidente do Níger defende segurança alimentar em África

Lomé, Togo (PANA) – O Presidente nigerino, Issoufou Mahamadou, defendeu segunda-feira en Lomé uma segurança alimentar no Níger e em África.

Durante a sua mensagem, na abertura da 22ª sessão da Assembleia Parlamentar Paritária África, Caraíbas, Pacífico (ACP, União Europeia (UE), Mahamadou reafirmou o compromisso do seu Governo de garantir a segurança alimentar no seu país.

A seu ver, o empreendimento passa pela valorização das terras irrigáveis, pela realização de 14 mil pontos de água para melhorar o acesso das populações à água potável, e pela realização da iniciativa 3N (Os Nigerinos Alimentam os Nigerinos).

O chefe de Estado nigerino afirma que 25 porcento dos fundos destinados ao programa do quinquénio serão mobilziados para o efeito.

Contudo, ele indicou que a economia do Níger está prejudicada por dois principais fatores, designadamente a energia e os transportes.

“Mas o país fará esforços para realizar a sua aposta que é garantir a segurança alimentar para o Níger”, insistiu Issoufou Mahamadou.

-0- PANA FAA/TBM/MAR/DD 21nov2011