Agência Panafricana de Notícias

Presidente do Malawi eleito presidente da UA

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- O Presidente do Malawi, Bingu wa Mutharika, foi eleito domingo presidente da União Africana (UA) em substituição do guia líbio, Muamar Kadafi.
Bingu wa Mutharika havia declarado à imprensa antes de rumar para Addis Abeba que o seu país estava apto para assumir a presidência da UA, numa altura em que eram notadas querelas diplomáticas pelo facto de haver tentativas manifestas de prolongar o mandato do líder líbio à frente da organização.
"A presidência da União Africana é rotativa", afirmara Mutharika aos jornalistas.
Os apoiantes do líder líbio, entre os quais o seu aliado do norte, a Tunísia, alegavam que a presidência da União Africana - confrontada com um défice de um bilião e 300 milhões de dólares americanos para os seus programas - necessita dum presidente financeiramente estável como Kadafi, que teria mesmo financiado alguns programas da organização.
Contudo, sem mencionar o eventual incidente diplomático, Mutharika tinha afirmado que o Malawi estava pronto para assumir a presidência para a África Austral depois da vez do leste, do oeste e agora da África do Norte.