Agência Panafricana de Notícias

Presidente do Congo preocupado com situação de insegurança na Nigéria

Brazzaville, Congo (PANA) - O Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso, declarou-se, sexta-feira preocupado com a situação de insegurança prevalecente na Nigéria há alguns tempos, noticiou sexta-feira à noite, a Rádio Congo.

«São desafios que África deve enfrentar. É preciso que ela assuma o seu destino antes de esperar o apoio da comunidade internacional por exemplo sobre esta questão de Boko Haram (seita islamita na Nigéria) e o rapto de mais de 200 alunas na Nigéria', indignou-se o Presidente congolês.

Considerou que o momento chegou para que África tome em primeiro lugar uma posição firme.

"Que se trate da Nigéria, da República Centroafricana e ou do Sudão do Sul, os Africanos devem posicionar-se na primeira linha”, declarou o estadista congolês em conferencia de imprensa à margem da cimeira do Comité dos 10 Chefes de Estado da União Africana (UA) sobre a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, realizada em Oyo, 500 quilómetros a norte de Brazzaville,

«Condenamos com firmeza o que aconteceu na Nigéria. É inaceitável. Eu acho que África deve rapidamente mobilizar-se e reagir face à seita Boko Haram que é um movimento terrorista. Nós reclamos pela libertação imediata e incondicional destas raparigas que têm os seus lugares no seio das suas respetivas famílias”, indicou, por sua vez, o ministro senegalês dos Negócios Estrangeiros e Senegaleses no Estrangeiro, Mankeur Ndiaye.

-0- PANA MB/IS/FK/DD 17maio2014