Agência Panafricana de Notícias

Presidente do Burkina Faso lamenta carência de parteiras em maternidades

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente da transição burkinabe, Michel Kafando, lamentou quarta-feira última a carência de parteiras em maternidades do Burkina Faso que apenas tem 10.000 habitantes.

Isto dificulta a lei de acesso das mulheres aos cuidados médicos, afirmou Kafando quando se exprimia no primeiro congresso da ordem das parteiras.

O Burkina Faso conta uma parteira para 10 mil e 823 habitantes, enquanto, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a relação normal é de uma parteira para cada cinco mil habitantes, disse.

Segundo ele, há necessidade de se construir mais maternidades pois o raio médio que uma mulher grávida deve percorrer para ter acesso a uma maternidade continua ainda elevado, o que, sublinhou, não é sem impactos sobre a taxa de mortalidade materna.

O Presidente burkinabe também explicou que apetrechos de centros de saúde, em termos de equipamentos consumíveis, constituem um compromisso e um desafio para o Estado do Burkina Faso.

O primeiro congresso da ordem das parteiras decorreu sob o tema "Na avia da universalidade dos cuidados, garantir os direitos das mulheres e das raparigas à saúde materna, neonatal e infantil".

Desde 1994, as parteiras burkinabes empreenderam ações que lhes permitiram elaborarem, emendar, reler e finalizar diferentes textos relativos às práticas da sua profissão.

-0- PANA NDT/DIM/DD 28maio2015