Agência Panafricana de Notícias

Presidente do Botswana defende independência financeira da SADC

Gaborone, Botswana (PANA) - O novo Presidente da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), o Chefe de Estado do Botswana, Ian Khama, defendeu que a organização deve ser financeiramente independente.

Durante a cerimónia de encerramento da 35ª reunião dos Chefes de Estado e de Governo da SADC em Gaberone, terça-feira, Khama saudou a parceria entre a SADC e os doadores internacionais, mas apelou para uma autonomia financeira para avançar a industrialização regional.

"É indispensável para a SADC encontrar meios inovadores de financiamento do programa regional", declarou Khama.

Ele apelou igualmente para a eficácia operacional do Secretariado da SADC para reduzir os custos administrativos e fornecer recursos para a aplicação dos programas da SADC.

O antecessor de Khama, o Presidente Robert Mugabe do Zimbabwe, exortou igualmente segunda-feira a SADC a ser independente financeiramente e a financiar os seus programas.

A SADC agrupa Angola, África do Sul, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagáscar, Malawi, ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seicheles, Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

-0- PANA DRW/VAO/AKA/IS/MAR/TON 18agosto2015