Agência Panafricana de Notícias

Presidente do Banco Mundial esperado na Côte d'Ivoire

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – O presidente do Grupo do Banco Mundial, Jim Yong Kim, iniciará em África de 4 a 6 de setembro, no quadro de uma visita oficial (primeira) fora dos Estados Unidos desde a sua entrada em função em julho último, anuncia um comunicado desta instituição.

Segundo o comunicado, a primeira etapa desta visita será a Côte d'Ivoire onde Kim se encontrará com dirigentes nacionais, ministros, mulheres dirigentes, jovens e empresários a fim de discutir sobrte como o Grupo do BM pode ajudar mais eficientemente os países africanos a acelerarem o seu crescimento económico.

A agenda da visita de Kim prevê também encontros com o Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara, e principais membros do Governo para discutir sobre a próxima fase do processo de desenvolvimento e de crescimento do país

Relativamente a esta primeira visita, ele disse que "os esforços de paz e de reconciliação envidados pela Côte d’Ivoire são elementos importantes para assentar um desenvolvimento sustentável na Côte d'Ivoire e nos países vizinhos. Desejo saber cada vez mais como o Banco poderá ajudar mais eficientemente os Estados frágeis e os países saidos de conflitos a garantir a sua transição para a estabilidade e o desenvolvimento".

A segunda etapa desta digressão africana será a África do Sul.

Neste périplo, Kim será acompanhado pelo vice-presidente do BM para a África, Makhtar Diop.

Após a grave crise pós-eleitoral de 2011, a Côte d'Ivoire reatou as suas relações com as instituições de Bretton Woods (BM e o Fundo Mundial Internacional), beneficiando do perdão de uma grande parte da sua dívida externa graças à realização do ponto de conclusão da Iniciativa dos Países Pobres Muito Endividados (PPME).

Os investimentos atuais do Grupo do Banco Mundial nos programas de desenvolvimento da Côte d'Ivoire estimam-se em cerca de um bilião de dólares americanos, indica-se.

-0- PANA BAL/TBM/IBA/CJB/DD 03set2012