Agência Panafricana de Notícias

Presidente do BOAD anuncia candidatura às eleições presidenciais no Benin

Cotonou, Benin (PANA) – O atual presidente do Banco Oeste-Africano de Desenvolvimento (BOAD), Abdoulaye Bio Tchané, anunciou a sua candidatura às eleições presidenciais de Março próximo no Benin.

Durante uma cerimónia oficial terça-feira à noite no Palácio dos Congressos em Cotonou, Tchané disse pretender, se for eleito, fazer do Benin "um modelo económico, social, político e próspero, onde se sinta à-vontade e em toda segurança".

Designado pela  Coligação ABT 2011,  um agrupamento de partidos políticos, de movimentos juvenis, de ex-ministros, de deputados e de personalidades de diversos domínios, o atual presidente do BOAD sublinhou ser preciso dirigir de maneira diferente, realizar reformas económicas ao serviço do desenvolvimento sustentável equitativo, bem como promover o bem-estar das populações na base.

Ele prometeu restaurar e consolidar a unidade nacional e a democracia, estabelecer a credibilidade do Estado, relançar a economia e a sua boa gestão, promover a igualdade dos direitos dando prioridade à promoção da mulher.

Tchané comprometeu-se a combater a injustiça sob todas as suas formas e instalar, nas instâncias de tomada de decisões, jovens capazes de garantir o seu futuro.

Abdoulaye Bio Tchané, 59 anos de idade, é um economista, banqueiro e financeiro, ocupou vários postos nos planos nacional e internacional, dos quais o de diretor do Departamento do Fundo Monetário Internacional (FMI) para África e o de presidente do BOAD desde Janeiro de 2008.

-0- PANA IT/TBM/SOC/FK/DD 5Jan2011