Agência Panafricana de Notícias

Presidente de Angola escala ilha cabo-verdiana do Sal

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente da República de Angola, João Lourenço, faz, esta segunda-feira, uma escala na ilha do Sal, onde será acolhido pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva,  apurou a PANA de fonte segura.

O Presidente angolano desloca a Nova Iorque (Estados Unidos) para participar, quarta-feira última, numa sessão especial do Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas, sobre a situação na República Centro-africana (RCA).

João Lourenço tem programado um tête-a-tête com o chefe do Governo de Cabo Verde, numa unidade hoteleira da cidade turística de Santa Maria, na ilha do Sal.

Segundo o secretário do Presidente da República  de Angola para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa, Luís Fernando, o chefe do Estado angolano participa no encontro de Nova Iorque na qualidade de presidente da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), desde novembro de 2020.

Na reunião do CS das Nações Unidas, João Lourenço vai fazer o ponto da situação "de tudo o que tem estado a ser feito sob a liderança de Angola, no esforço coletivo de procura de paz e segurança da RCA.

Luis Fernando sublinhou que, em janeiro e abril deste de 2021, foram realizadas, em Luanda, em Angola, duas mini-cimeiras por iniciativa da presidência angolana da CIRGL, evento a que se juntam outras três reuniões dos ministros dos Negócios Estrangeiros de Angola, Rwanda e RCA, nos meses de maio último e junho corrente, na cidade de Bangui, a capital centro-africana.

"Tudo isto são tentativas de se harmonizar ideias e posições para que se implemente um roteiro que, finalmente, conduza à paz naquele país, onde o Governo, entre outros grandes desafios, como o acosso a forças negativas, diversas tendências, ideologias e matizes. Tem ainda um drama de não poder adquirir armas, devido a um embargo decretado internacionalmente", disse.

Luís Fernando frisou que o presidente da CIRGL tem advogado "abertamente" o fim deste embargo de armas.

-0– PANA CS/DD 21jun2021