Agência Panafricana de Notícias

Presidente da segunda cidade mauritana detido na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Presidente do concelho municipal de Nouadhibou, principal cidade do norte e capital económica da Mauritânia, Mohamed Ould Maatala, foi detido sexta-feira à tarde e transferido para Nouakchott, soube-se este sábado a PANA de fontes seguras.

O vereador da cidade mineira e portuária, situada em 465 km de Nouakchott, foi capturado ao mesmo tempo que o diretor regional do Tesouro, que se ocupa da cobrança de impostos a nível desta jurisdição..

Estas detenções surgem uma semana após uma missão de Inspeção Geral do Estado (IGE) na Câmara Municipal de Nouadhibou, para investigar, durante um mês, tendo descoberto diversos indícios de má gestão.

Sem salários há vários meses, os trabalhadores do concelho de Nouadhibou organizaram várias manifestações de protesto em 2015 e em 2016.

Mohamed Ould Maatala foi eleito presidente da Câmara de Nouadhibou no termo do segundo turno de eleições autárquicas de novembro e dezembro de 2013, por conta do principal partido maioriário, a União Para a República (UPR), no poder na Mauritânia.

-0- PANA SAS/JSG/CJB/DD 30abr2016