Agência Panafricana de Notícias

Presidente da UE esperado na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) - O presidente da União Europeia (UE), Donald Tusk, tenciona visitar a Tunísia, a Itália e Malta no quadro das diligências europeias para mobilizar os esforços europeus e regionais para a luta contra desafios comuns.

Tusk fez este anúncio sexta-feira durante uma conferência de imprensa no termo duma Cimeira Europeia de dois dias em Bruxelas, na Bélgica.

Acrescentou que o alto representante da UE para os Negócioos Estrangeiros e Política de Segurança, Federica Mongherini, vai acompanhá-lo nesta digressão.

Achou importante continuar-se o diálogo entre Europeus e os países vizinhos do sul, nomeadamente nos domínios da segurança e da luta contra o terrorismo.

Os dirigentes europeus divulgaram, por ocasião desta cimeira, um comunicado sobre a situação na Tunísia condenando o ataque que visou quarta-feira última o Museu de Bardo em Túnis, fazendo cerca de 20 mortos, maioritariamente turistas europeus.

Os dirigentes europeus insistiram, no seu comunicado, na determinação dos seus Estados e instituições respetivos a reforçarem a sua cooperação com as autoridades tunisinas na luta contra o terrorismo que, nas suas opiniões, é uma ameaça comum.

-0- PANA AD/IN/BEH/SOC/MAR/DD 20março2015