Agência Panafricana de Notícias

Presidente da UA denuncia golpes de Estado em África

Bujumbura, Burundi (PANA) – O Presidente da União Africana (UA), o chefe do Estado beninense, Thomas Boni Yayi, apelou quarta-feira em Bujumbura, a capital do Burundi, aos Africanos a evitar os golpes de Estado e a guerra para privilegiar a democracia, única via de conquista dum poder legítimo.

Boni Yayi efetuava na capital burundesa uma curta visita no quadro duma digressão por 12 países da África Austral e Oriental, visando sensibilizar os líderes africanos sobre a necessidade duma paz duradoura no continente.

"Somos unânimes a querer a paz e a estabilidade e defendemos a democracia saída das urnas e não das armas", disse o Presidente beninense, sublinhando que "os golpes de Estado militares devem ser proscritos".

O Presidente da UA constatou "com amargura" um fenómeno de desestabilização militar ao qual o Mali enfrenta há meses na sequência duma insurreição islamita cujas ameaças vão para além deste país da África Ocidental.

Face a esta ameaça em grande escala, "solicitamos o concurso da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e de França", afirmou Boni Yayi, congratulando-se que estes dois parceiros tenham respondido positivamente.

Depois do Burundi, o chefe do Estado beninense prosseguiu a sua digressão regional no vizinho Rwanda.

-0- PANA FB/JSG/CJB/TON 17jan2013