Agência Panafricana de Notícias

Presidente da Nigéria pede colaboração estratégica na África Ocidental sobre ébola

Abuja, Nigéria (PANA) - O Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, apelou, terça-feira, para uma colaboração estratégica no seio dos países da África Ocidental para conter a propagação da ameaça que constitui para os homens a doença do vírus de ébola.

Recebendo as cartas credenciais do novo embaixador da Guiné-Conakry na Nigéria, Gaoussou Touré, no Palácio Presidencial em Abuja, o Presidente Jonathan declarou que as medidas de luta já tomadas pelos países da África Ocidental afetados pela doença são louváveis.

Mas, declarou, uma cooperação e uma ação interregionais mais concertadas são necessárias.

"Um problema que afeta um de nós afeta todos. Devemos agir juntos como uma região para consolidar as nossas medidas de prevenção contra a sua propagação. Estou, contudo, satisfeito com as medidas tomadas para conter a propagação da doença", declarou o Presidente nigeriano.

Mais de mil pessoas na África Ocidental faleceram desde que esta terrível epidemia surgiu em fevereiro passado na Guiné-Conakry, que figura entre os países mais afetados, juntamente com a Libéria e a Serra Leoa.

O embaixador agradeceu ao Presidente Jonathan pela assistência financeira concedida à Guiné-Conakry pela Nigéria para lutar contra a doença e assegurou-lhe que o seu Governo tem feito o seu melhor para adotar medidas de prevenção com vista a combater a epidemia.

Ele reafirmou a determinação da Guiné-Conakry de consolidar as relações de amizade com a Nigéria.

-0- PANA MON/MA/ASA/IS/MAR/IZ 13ago2014