Agência Panafricana de Notícias

Presidente da Nigéria condena ataques no seu Estado natal

Abuja, Nigéria (PANA) - O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, condenou domingo a última onda de ataques de homens armados contra as aldeias de Damkai e Tsanwa, na autarquia de Batsari, no seu Estado natal de Katsina (noroeste), considerando "inaceitável matar pessoas por vingança".

Reagindo ao incidente, em que várias casas foram incendiadas e muitas pessoas mortas na sexta-feira, o Presidente Buhari disse que "ninguém no país tem o direito de fazer as suas próprias leis".

"As comunidades locais que capturam bandidos devem entregar os suspeitos à Polícia em vez de fazer justiça por mãos próprias, o que leva a um ciclo de vingança", disse.

Homens armados atacaram as duas aldeias, sexta-feira à noite, durante a hora de oração muçulmana das 18:30h, matando 33 pessoas e ferindo dezenas de outras.

Além disso, também atearam fogo a várias casas, gado e propriedades avaliadas em vários milhões de nairas nigerianas.

Buhari exortou os líderes comunitários a prosseguirem os seus esforços de parceria com as autoridades policiais que levaram à rendição de bandidos e ao estabelecimento da paz entre fazendeiros e pastores.

"As autoridades devem conduzir investigações para lidar com quaisquer violações que ocorram. Não há violência numa sociedade respeitável", disse o Presidente.

O chefe de Estado nigeriano dirigiu orações reconfortantes às famílias enlutadas após os ataques e pelo descanso das almas das vítimas.

-0- PANA MON/VAO/NFB/JSG/CJB/IZ 17fev2020