Agência Panafricana de Notícias

Presidente da Nigéria apoia candidatura de compatriota à frente do Banco Mundial

Abuja, Nigéria (PANA) - O Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, aprovou publicamente a candidatura da sua ministra das Finanças, Ngozi Okonjo-Iweala, à presidência do Banco Mundial (BM).

Num comunicado assinado pessoalmente por ele próprio, o Presidente Jonathan convidou a comunidade internacional a velar para que a candidatura de Iwala seja analisada de maneira justa, aberta e transparente e beneficie dum processo baseado no mérito que deverá ser adotado por todos os atores interessados.

"O conhecimento e a perícia de Okonjo-Iweala, bem como a profundeza e a amplitude da sua experiência fazem dela a melhor candidata para dirigir o Banco mundial. Ela tem uma experiência pessoal de questões de desenvolvimento económico e financeiro complexos a nível nacional e internacional", acrescentou o chefe do Estado nigeriano.

Ele disse que a sua compatriota deu prova dos seus talentos com paixão, compromisso e profissionalismo e de um grau elevado de inovação e de dinamismo.

Ela revelou ao mesmo tempo uma forte capacidade para integrar e resolver os problemas interdependentes do desenvolvimento das infraestruturas, da agricultura, da saúde, da educação e de outros setores no seu papel alargado de ministra coordenadora da Economia.

Por conseguinte, o Presidente disse estar firmemente convicto de que a liderança de Ngozi Okonjo-Iweala será benéfica tanto para o BM e como para os seus principais parceiros como África e o mundo em desenvolvimento no seu todo.

A candidatura da ministra nigeriana, apresentada conjuntamente pelo seu país, a Nigéria, Angola e a África do Sul, foi igualmente aprovada pela Comunidade Económica dos Estados Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e pela União Africana (UA).

-0- PANA MON/SEG/FJG/AAS/IBA/CJB/DD 02abril2012