Agência Panafricana de Notícias

Presidente da Microsoft para África deixa pairar dúvida sobre candidatura às eleições no Mali

Dakar, Senegal (PANA) – O secretário-geral da Mobilização para o Desenvolvimento do Mali (RPDM) e atual presidente da Microsoft para África, Cheikh Modibo Diarra, indicou quarta-feira em Dakar não ter ainda tomado uma decisão sobre a sua candidatura às próximas eleições presidenciais no Mali.

O astrofísico Modibo Diarra não descartou, no entanto, a ideia de se candidatar e anunciou o lançamento oficial do seu partido nos próximos dias no Mali.

Presente na capital senegalesa no quadro da abertura das jornadas da Microsoft, Cheikh Modibo Diarra indicou estar a preparar, há cerca de dois anos, a sua demissão da Microsoft para se consagrar « às obras » que ele já iniciou no seu país.

Ele anunciou que poderá deixar a Microsoft em dezembro próximo.

«  Tenho um campo experimental na minha aldeia que eu devo explorar a fim de contribuir para a resolução da segurança alimentar no meu país e de participar nas reflexões qualitativas dos Malianos », indicou.

« Hoje, o meu sonho é criar oportunidades a fim de permitir aos jovens malianos emergir e criar um clima propício ao desenvolvimento do nosso país », acrescentou Diarra.

Nascido em 1952, Cheikh Modibo Diarra é um astrofísico maliano muito reputado na comunidade científica. Presidente da Microsoft para África desde 2006, ele é igualmente embaixador de boa vontade da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Antes, ele foi contratado pela NASA (Agência Espacial Norte-Americana), enquanto primeiro investigador africano, onde ele participou nos programas Magellan (vénus), Ulysses (Pólo do Sol ), Galileu (Jupiter), Mars Observer e Mars Pathfinder.

Em 1999, ele criou a Fundação Pathfinder para a Educação e Desenvolvimento em África e desenvolve, a partir de 2002, um laboratório de pesquisa sobre a energia solar em Bamako.

Ele pretende igualmente envolver-se cada vez mais em iniciativas a favor do desenvolvimento em África.

Por outro lado, ele foi o primeiro presidente-diretor-geral da Universidade Virtual Africana e membro da União Africana (UA) para o Painel sobre a Biotecnologia da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD).

Diarra já venceu o prémio "African Lifetime Achievement Award".

-0- PANA COU/JSG/FK/IZ 03março2011