Agência Panafricana de Notícias

Presidente da Guiné-Bissau visita Angola

Luanda- Angola (PANA) -- O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, está desde quarta-feira à noite em Luanda para uma visita de dois dias a Angola no quadro da busca de apoio diplomático e económico para resolver a actual crise institucional no seu país.
À sua chegada à capital angolana, o chefe de Estado bissau-guineense foi acolhido, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos.
"Vim para (.
.
.
) ter uma conversa com o meu irmão mais velho José Eduardo (dos Santos, passar em revista a situação da cooperação entre os dois países e para falar de outros assuntos", disse Sanha à imprensa declarando-se esperançado de encontrar em Angola "todo o apoio diplomático, moral e económico".
Em relação à situação no seu país, o Presidente Sanhá informou que a mesma "regressou já à normalidade" e que os militares "voltaram aos quartéis".
O antigo chefe do Estado-Maior da Marinha guineense, José Américo Bubo Na Tchuto, e o actual vice-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), major-general António Indjai, detiveram quinta-feira última o primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior e o chefe do EMGFA, tenente-general Zamora Induta.
O primeiro-ministro foi libertado algumas horas depois mas o tenente-general Zamora Induta continua detido até agora.
As últimas informações apontavam para a transferência de Zamora Induta da basea aérea de Bissau para o quartel de Mansoa, a cerca de 60 quilómetros da capital, onde estaria sob a guarda de homens fiéis a António Indjai e Bubo Na Tchuto.