Agência Panafricana de Notícias

Presidente da Federação Ruandesa de Futebol detido por insubordinação

Kigali- Ruanda (PANA) -- O presidente da Federação Ruandesa de Futebol Associação (FERWAFA), brigadeiro Jean Bosco Kazura, foi detido em Kigali por insubordinação depois de tentar viajar para a África do Sul para assistir ao Mundial sem o aval dos seus superiores hierárquicos, informou quinta-feira à noite o porta-voz do Exército ruandês, tenente-coronel Jules Rutaremara.
O porta-voz do Exército ruandês acrescentou que o oficial superior já tinha sido acusado de alta traição por "deixar o território nacional sem o aval dos seus superiores hierárquicos".
Diplomado em Direito e Demografia pela Universidade Nacional do Ruanda (UNR), o brigadeiro Kazura foi preso quando se deslocava à África do Sul para assistr à cerimónia de abertura do Mundial de futebol.
Ex-atacante do clube burundês Vital'O FC (Primeira Divisão), antes de ingressar na Frente Patriótica Ruandesa (FPR, atual partido no poder), o brigadeiro Kazura, muito conhecido pelo seu senso de humor, ocupou diferentes postos da alta hierarquia militar no Ruanda, dos quais o de conselheiro particular do chefe de Estado ruandês, Paul Kagame.