Agência Panafricana de Notícias

Presidente da Comissão da UA lamenta morte de jornalista ganense da BBC

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – A presidente da Comissão da União Africana (CUA), Nkosazana Dlamini-Zuma, exprimiu a sua "incredulidade e consternação" pela notícia da morte brutal de Komla Dumor, apresentador ganense da radiotelevisão britânica British Broadcasting Corporation (BBC), segundo um comunicado divulgado segunda-feira.

Dumor, apresentador talentoso da BBC, foi encontrado morto sábado na sua residência em Londres (Grã-Bretanha) depois dum ataque cardíaco.

"Komla era um dos jornalistas mais talentosos de África, que passou do estatuto de lenda da rádio no Gana para apresentador de classe mundial", ressalta Nkosazana Dlamini-Zuma.

"Ele percorria o continente, ligando-o ao mundo, para apresentar a este um "Focus on Africa", como se intitulava um dos seus programas que apresentava com eloquência e brilhantismo", sublinhou.

"Quer seja com "Focus on Africa" ou "Africa Business Report", ele tratava as questões quentes do continente com um estilo ligeiro, mas com um senso crítico que incarnava o verdadeiro espírito do panafricanismo e do renascimento africano", disse a presidente da CUA.

"Komla era realmente uma das mais bilhantes estrelas de África que acaba de se apagar. Sentiremos muito a sua falta", indicou.

Em nome da União Africana, da Comissão e do restante do continente, a presidente da CUA apresentou as suas condolências mais tristes à família do falecido, ao Presidente John Dramani Mahama e ao povo do Gana.

-0- PANA AR/SEG/FJG/JSG/IBA/CJB/TON 20jan2014