Agência Panafricana de Notícias

Presidente da Comissão da UA em Bamako para reunião sobre crise no Mali

Bamako, Mali (PANA) – A presidente da Comissão da União Africana (CUA), Nkosazana Dlamini-Zuma, está em Bamako para participar na reunião do grupo de apoio e de seguimento da situação no Mali, cuja parte setentrional está ocupada há mais de seis meses por grupos islamitas armados.

Nkosazana Dlamini-Zuma, que acaba de assumir a função à frente da CUA, disse à imprensa que a UA estava determinada a reconquistar o norte do Mali ocupado.

"Evidentemente, somos pelo regresso da paz neste país. Falaremos da reconquista do Norte, das condições da organização das eleições e do desenvolvimento em curso desta missão que é uma etapa importante para mim", disse a presidente da CUA.

Várias personalidades da UA, do sistema das Nações Unidas, de França, da CEDEAO, medianeira na crise maliana, são esperadas para esta reunião prevista para sexta-feira e que visa elaborar uma "estratégia coerente" para o desdobramento duma força internacional no Mali para ajudar o Exército maliano a reconquistar o norte do país.

O Mali conhece há mais de seis meses uma grave crise, na sequência do golpe de Estado de 22 de março que afastou do poder o Presidente Amadou Toumani Touré.

Este golpe favoreceu a ocupação do norte do Mali pelos rebeldes tuaregues e por grupos islamitas armados, designadamente o An Sardine, a AQMI e o MUJAO, que querem aplicar a charia nesta parte do país e em todo o território maliano.

-0- PANA GT/JSG/IBA/CJB/TON 18out2012