Agência Panafricana de Notícias

Presidente da Comissão da UA condena sequestro de alunas na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – A presidente da Comissão da União Africana (CUA), Nkosazana Dlamini Zuma, condenou com vigor o sequestro de mais de 200 alunas na Nigéria pelo grupo terrorista Boko Haram.

Nkosazana Dlamini Zuma disse que este sequestro faz parte da estratégia da seita islamita "que visa aterrorizar e assustar a população nigeriana e o mundo inteiro".

Ela apelou aos países membros da União Africana e à comunidade internacional a apoiarem o Governo nigeriano para combater energicamente o sequestro das raparigas, as mortes e outros delitos perpetrados pela Boko Haram.

A seita Boko Haram reivindicou a responsabilidade do sequestro, a 14 de abril último, de 223 alunas em Chibok, no Estado de Borno (norte).

Segunda-feira, outras oito raparigas foram sequestradas na aldeia de Warabe, no Estado de Borno, por supostos membros da seita.

O Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, prometeu salvar as raparigas, apesar de admitir que o Governo desconhece o seu paradeiro, e aceitou a oferta dos Estados Unidos de ajudar a recuperá-las com segurança.

-0- PANA SEG/AKA/AAS/CJB/TON 07maio2014