Agência Panafricana de Notícias

Presidente da Comissão da CEDEAO convidado a concorrer à Presidência no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Um grupo de pessoas que reivindica "sensibilidades políticas diversas" apelou, segunda-feira, ao presidente da Comissão da CEDEAO, Kadré Désiré Ouédraogo, para ser candidato do Partido do Congresso para a Democracia e Progresso (CDP ex-maioria) às eleições presidenciais de outubro próximo, no Burkina Faso.

"Convidamos o nosso compatriota Kadré Désiré Ouédraogo a assumir esta missão, porque pensamos que ele é hoje, no Burkina, o homem melhor colocado para vencer os grandes desafios que o nosso país enfrenta" , escreveram num comunicado cuja cópia foi transmitida segunda-feira à PANA.

Este convite para o ex-primeiro-ministro de Blaise Compaoré (1996-2000) surge numa altura em que o Governo de transição que se seguiu à revolta popular de outubro de 2014 promulgou uma nova lei que exclui das próximas eleições algumas figuras próximas de Compaoré.

De acordo com o Comité para candidatura de Ouédraogo, "nesta fase crítica que o país vive atualmente, o próximo Presidente do Faso não deve ser escolhido por defeito."

O Burkina Faso deve organizar eleições presidenciais e legislativas, a 11 de outubro próximo, para restaurar a ordem constitucional quebrada após a queda do antigo regime.

Uma dúzia de candidatos já são conhecidos, entre os quais dois ex-ministros de Compaoré, designadamente, Djibril Bassole (Negócios Estrangeiros) e Yacouba Ouédraogo (Desporto).

-0- PANA NDT/DIM/IZ 22junho2015