Agência Panafricana de Notícias

Presidente da CUA deplora morte de ex-Presidente serraleonês

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - A presidente da Comissão da União Africana (CUA), Nkosazana Dlamini Zuma, declarou sexta-feira que soube com "choque" a morte do antigo Presidente da Serra Leoa, Ahmed Tejan Kabbah, ocorrida quinta-feira em Freetown, a capital serraleonesa, aos 82 anos.

"O Presidente Kabbah desempenhava um papel ativo e de primeiro plano durante reuniões da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da União Africana (UA). Ele distinguia-se ainda por ideias inovadoras e brilhantes e pela sua aceitação de assumir responsabilidades à escala continental. África sentirá a sua falta", declarou a presidente da CUA, citada num comunicado divulgado em Addis Abeba, a capital da Etiópia e sede da UA.

"Vamos lembrar-nos sempre dele pela sua determinação e pelo seu engajamento incansável para o regresso da paz no seu país abalado no passado por uma década de guerra civil", acrescentou.

Ela sublinhou a liderança e o espírito de grupo de que demostrou o Presidente Kabbah (1996-1997 e 1998-2007) durante a crise no seu país e durante o período pós-conflito.

Antes da sua entrada na vida política do seu país, Kabbah trabalhou durante 22 anos no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e serviu em vários países africanos e nos Estados Unidos.

-0- PANA AR/SEG/BAD/AAS/IBA/MAR/TON 14março2014