Agência Panafricana de Notícias

Presidente da Assembleia Nacional da Nigéria investigado por corrupção

Lagos, Nigéria (PANA) – O presidente da Assembleia Nacional da Nigéria, Dimeji Bankole, deve comparecer esta quinta-feira na Comissão dos Crimes Económicos e Financeiros (EFCC) após a sua convocação por esta agência anticorrupção na sequência duma queixa apresentada por membros de uma liga da juventude.

A alguns dias do fim do seu mandato, Bankole está no olho da tempestade depois de a Assembleia Nacional não conseguir pagar os salários e os subsídios dos seus membros.

Apesar do desembolso pelo Governo Federal do dinheiro para pagar os salários e os subsídios, o banco do Parlamento confiscou estes fundos defendendo que a instituição legislativa ainda não reembolsou o empréstimo de 10 biliões de nairas ( 1 dólar americano equivale a 150 nairas) que lhe foi concedido.

Bankole teria contraído este empréstimo sem informar a maioria dos membros da Assembleia, o que provocou uma crise no seio da instituição.

O nome do presidente da Assembleia Nacional foi igualmente citado num caso de fraude sobre a venda de viaturas que envolve uma soma de dois biliões 300 milhões de nairas e na presumível má gestão do orçamento de equipamento da Assembleia para o exercício de 2008 a 2009.

Bankole não foi reeleito durante as últimas eleições legislativas e não regressará à Câmara Baixa do Parlamento.

-0- PANA SEG/FJG/TBM/FK/IZ 25maio2011