Agência Panafricana de Notícias

Presidente da Assembleia Nacional Guillaume Soro demite-se na Côte d'Ivoire

Aibjdan, Côte d’Ivoire (PANA) – O presidente da Assembleia Nacional (Parlamento) da Côte d'Ivoire, Guillaume Soro, apresentou sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019, a sua demissão, no termo de uma sessão extradordinária do Parlamento.

"Quando chega a hora, não se precisa de um discurso", lançou Guillaume Soro de pé diante dos parlamentares que encheram o hemiciclo.

O doravante ex-presidente da Assembleia Nacional da Côte d’Ivoire revelou ter mantido várias audiências com o Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara, para analisar a questão do seu compromisso político e a sua posição ideológica para com o RHDP unificado, uma coligação de partidos políticos da qual Alassane Ouatarra é o presidente desde 26 de janeiro de 2019.

Segundo Guillaume Soro, a sua escolha de não se engajar no RHDP unificado não é um desafio, mas um desejo de harmonia entre os valores que ele defende e as suas convicções políticas.

Ele afirmou diante dos deputados que tinha "a escolha entre trair as suas convicções para salvar um posto confortável e não suportar ver-se no espelho ou demitir-se".

Para ele, nessas condições, não se demitir provocaria uma crise institucional. O ex-presidente da Assembleia Nacional também se posicionou em ator de paz.

Soro concluiu que ele se demitiu para não pôr em perigo a paz na Côte d’Ivoire, para descer do seu pedestal e partilhar as realidades do povo.

-0- PANA JU/IS/FK/IZ 08fev2019