Agência Panafricana de Notícias

Presidente considera inaceitável retirar confiança a Governo na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) – O Presidente tunisino, Kais Saied, considerou segunda-feira "é inconcebível” retirar a confiança ao Governo cessante do primeiro-ministro Youssef Chahed que gere os assuntos correntes já que este "não é responsável diante do Parlamento atual".

Saied falava durante uma audiência que concedeu ao primeiro-ministro designado, Elyes Fakhfakh, encarregado de formar o novo Governo.

Ele respondia à declaração de Oussama Ben Salem, Oudo membro do Conselho da Choura do movimento islamo-conservador Ennahda, que ameaçou que o seu partido vai retirar a confiança ao Governo cessante e que o Presidente da República não poderá dissolver o Parlamento atual.

Para o Presidente tunisino, este tipo de interpretação de retirar a confiança ao Governo da gestão dos assuntos é "não só inaceitável, mas é também de absurdidade constitucional”.

Em tentativas de apaziguar a situação, o primeiro-ministro designado reuniu-se segunda-feira de manhã com o Presidente Tahya Tounes e com o primeiro-ministro cessante, Youssef Chahed, para examinar as soluções constitucionais oferecidas para ultrapassar a crise ligada à formação do novo Governo.

No termo da reunião, Fakhfakh recebeu o secretário-geral da União Geral Tunisina do Trabalho, Noureddine Taboubi, e foram programadas reuniões a posterior  com os partidos que compõem a coligação governamental provável (Corrente Democrática, Movimento do Povo e Tehya Tounés).

-0- PANA YY/IN/TBM/MAR/IZ 17fev2020