Agência Panafricana de Notícias

Presidente congolês na Cimeira da ACP em Malabo

Brazzaville, Congo (PANA) - O chefe do Estado congolês, Denis Sassou N´Guesso, deixou quinta-feira de manhã Oyo, pequena cidade situada a mais de 500 quilómetros a norte de Brazzaville, para Malabo, na Guiné Equatorial, para participar na sétima conferência do Grupo dos países de África, Caraíbas e Pacífico, anunciou a rádio pública congolesa.

Organizada sob o lema "O Futuro do Grupo ACP Num Mundo em Mutação: Desafios e Oportunidades", esta cimeira vai abordar a criação dum painel de personalidades encarregadas de estudar as novas pistas de cooperação entre a União Europeia e o Grupo ACP.

Este painel vai publicar as suas conclusões durante a oitava conferência prevista em 2014, durante a qual os países ACP decidirão a manutenção ou não o estado do Acordo de Cotonou que expira em 2020.

Em junho de 2000, 79 países ACP e 27 da UE assinaram na capital económica do Benin o acordo denominado de Cotonou, após a expiração da Convenção de Lomé que selava a sua relação.

Este acordo, entrado em vigor a 1 de abril de 2003, é o texto de referência mais completo possível da cooperação entre a Europa e os países ACP.

-0- PANA MB/JSG/MAR/TON 13dez2012