Agência Panafricana de Notícias

Presidente congolês lança obras de construção de estrada entre Congo e Camarões

Ketta, Congo (PANA) – O Presidente do Congo, Denis Sassou Nguesso, lançou quinta-feira em Ketta, no nordeste do país, os trabalhos de construção duma estrada que liga ao vizinho Camarões.

Orçada em 108,6 biliões de francos CFA (um dólar americano equivale a cerca de 527 francos CFA) financiados pelo Congo e pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), a estrada, cujos trabalhos vão durar 36 meses, partirá de Ketta para Djoum, uma cidade dos Camarões situada a 312 quilómetros.

“O projeto avaliado em cerca de 108 biliões e 600 milhões de francos CFA é financiado em cerca de 58 porcento pelo orçamento do Congo e cerca de 42 poorcento pelo BAD em termos de doação. A assinatura do acordo de doação entre o Fundo Africano de Desenvolvimento e o Governo congolês ocorreu em 2010”, indicou o delegado-geral para obras públicas, Jean-Jacques Bouy.

Os Camarões fizeram-se representar na cerimónia pelo seu embaixador no Congo, Komidor Njimoluh, e pelo secretário-geral do Ministério das Obras Públicas, Zoo Zame.

A construção desta estrada entra no plano de ação a curto prazo da Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD) para a África Central e do Plano de Ação Prioritária do Programa de Desenvolvimento das Infraestruturas em África (PIDA).

Segundo as autoridades congolesas, o objetivo é ligar as capitais do Congo, Brazzaville, e dos Camarões, Yaoundé, com vista a reforçar a integração dos seis países membros da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC).

O ministro congolês das Obras Públicas, Emile Ouosso, indicou que a rede rodoviária da África Central conta 126 mil quilómetros, dos quais cerca de sete porcento estão asfaltados.

-0- PANA MB/AAS/SOC/MAR/TON 18maio2012