Agência Panafricana de Notícias

Presidente congolês esperado na China

Brazzaville, Congo (PANA) – O chefe de Estado congolês, Denis Sassou Nguesso, efetuará, de 4 a 8 de julho próximo, uma visita de Estado à China para aprofundar os laços de amizade e de cooperação entre os dois países, anunciou terça-feira em Brazzaville o embaixador chinês, Xia Huang.

Durante uma conferência de imprensa, o diplomata chinês declarou que, além de questões bilaterais, o Presidente congolês e o seu homólogo chinês, Xi Jimping, abordarão aspetos atinentes à paz e segurança na África Central.

Esta visita de Estado permitirá reforçar mais a cooperação sino-congolesa, no tocante a grandes matérias de interesse comum, nomeadamente a nível internacional e africano, indicou-o embaixador chinês.

« A celeridade com que o Presidente Xi Jinping reagiu ao desejo exprimido pelo Presidente Sassou Nguesso e as honras que serão concedidas mostram completamente a qualidade das relações entre os dois Estados, bem como a confiança profunda existente entre os dois Presidentes », acrescentou.

Ele garantiu que o seu país se comprometeu a reforçar sempre a parceria com o Congo, acompanhar e ajudar este país a estabelecer um tecido económico correspondente às suas realidades nacionais.

«Assim será o caso para todos os países africanos, apesar da situação económica mundial atual », frisou.

A respeito da paz e da segurança, devido a ameaças que pairam na sub-região da África Central, a China pretende intensificar a sua cooperação com o Congo e o resto do continente.

« Na África Central, há eventuais e aparentes focos de tensões. Os dois dirigentes tentarão ver como se pode mobilizar todas as energias da comunidade internacional a fim de se garantir uma gestão preventiva destas tensões e crises persistentes”, concluiu o diplomata chinês.

-0- PANA MB/JSG/MAR/DD 29junho2016