Agência Panafricana de Notícias

Presidente cessante do Benin entrega poder a seu sucessor

Cotonou, Benin (PANA) – O Presidente beninense cessante, Yayi Boni, entregou quarta-feira, em Cotonou, o poder ao seu sucessor, Patrice Talon, recentemente eleito à magistratura suprema do país, com 65,36 porcento dos sufrágios expressos.

Os dois estadistas, que chegaram ao Palácio da Marina (Presidência beninense), às oito horas e 47 minutos locais, avistaram-se durante cerca de 15 minutos no termo do encontro, antes de o cessante retirar-se a bordo da sua viatura sob aplausos de moto-taxistas e multidão presente.

Décimo terceiro Presidente beninense, desde 1960, e quarto da era da Renovação Democrática, Patrice Talon, esperado às 10 horas locais em Porto Novo, segunda cidade do país, para a sua investidura oficial, sucede a Boni Yayi, eleito em 2006 e reeleito, logo na primeira volta, em 2011 e cujo último mandato constitucional terminou terça-feira à meia-noite.

Em previsão da sua investidura oficial, os apoiantes do novo Presidente organizaram terça-feira última « um réveillon do novo começo » e festas populares que duraram até à madrugada.

Durante a noite, fotos do novo Presidente e o seu logotipo foram fixados em algumas paredes da capital económica beninense, Porto Novo.

-0- PANA IT/JSG/FK/DD 6abril2016