Agência Panafricana de Notícias

Presidente camaronês ausente da cimeira da CEEAC sobre crise centroafricana

Doualá, Camarões (PANA) - O Presidente camaronês, Paul Biya, não participará na cimeira dos chefes de Estado e de Governo dos países-membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) sobre o conflito na República Centroafricana que arranca esta quinta-feira, em N'Djamena, no Tchad, soube a PANA de fonte oficial.

Paul Biya estará representado pelo seu primeiro-ministro, Philémon Yang.

A sua ausência é justificada pelo facto de a abertura da cimeira da CEMAC em N'Djamena esta quinta-feira coincidir com a cerimónia de apresentação de cumprimentos de Ano Novo dos membros do corpo diplomático acreditado nos Camarões.

Contudo, esta ausência de Paul Biya, um dos decanos em idade e longevidade dos chefes de Estado em função na região preocupa analistas, sobretudo porque a reunião de N'Djamena se realiza depois do fracasso do projeto de livre circulação de pessoas e bens na sub-região devido ao encerramento das fronteiras terrestres da Guiné Equatorial.

Os Camarões enviaram tropas para a República Centroafricana no quadro da Missão Internacional liderada pela União Africana (MISCA).

-0- PANA NNM/MAR/IZ 08jan2014