Agência Panafricana de Notícias

Presidente cabo-verdiano visita Guiné Equatorial

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, inicia esta terça-feira uma visita oficial de dois dias à Guiné Equatorial a convite do seu homólogo, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, soube a PANA na Praia de fonte oficial.
No âmbito da visita de Pedro Pires, Cabo Verde e a Guiné Equatorial vão assinar acordos nas área da aeronáutica civil e serviços aeroportuários.
O chefe de Estado cabo-verdiano faz-se acompanhar pela ministra da Economia, Crescimento e Competitividade, Fátima Fialho, pelos presidentes dos Conselho de Administração da ASA (Aeroportos e Segurança Aérea), Mário Paixão, e da Agência da Aeronáutica Civil, Waldemar Correia.
Segundo uma nota do gabinete de imprensa da Presidência da República, é possível que, no âmbito da visita, se iniciem “conversações para uma futura parceira entre as companhias de bandeira dos dois países”.
A nota indica que outras áreas que poderão servir para reforçar a cooperação entre os dois Estados, nomeadamente a governação electrónica, a agricultura, a gestão de recursos hídricos e o investimento no sector privado.
Cabo Verde pretende ainda obter da Guiné Equatorial, país produtor de petróleo situado no Golfo da Guiné, financiamento a juros bonificados para construir infraestruturas públicas e habitações sociais.
Os dois países, que têm relações diplomáticas desde a independência de Cabo Verde em 1975, assinaram em 2005 um Convénio de Cooperação Económica, Cultural, Científica e Técnica que regula as suas relações de cooperação.
A visita do Presidente cabo-verdiano à Guiné Equatorial estava inicialmente prevista para finais de Novembro passado, mais foi adiada por razões da agenda do líderes dos dois países.