Agência Panafricana de Notícias

Presidente cabo-verdiano solidário com homólogo chinês

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, enviou quinta-feira última uma mensagem de condolências ao seu homólogo chinês, Xi Jinping, e ao seu povo pelas mortes causadas pela epidemia de coronavírus que impera na República Popular da China.

Num texto publicado na página de Facebook da Presidência da República,o chefe do Estado cabo-verdiano referiu-se aos dados anunciados quinta-feira última por autoridades chinesas e que apontam para    636 mortos e 31 mil 161 pessoas infetadas.

Na sua mensagem, Jorge Carlos Fonseca  destacou medidas de prevenção que têm sido tomadas pela China para controlar e impedir a propagação do surto do novo coronavírus cujo epicentro é mesma a China.

O surto de coronavírus, já espalhado por mais de uma vintena de países, tem sido acompanhado com muita atenção em Cabo Verde, à semelhança do que vem acontecendo noutros países do globo terrestre, escreveu Jorge Carlos Fonseca.

“Infelizmente, temos também recebido notícias sobre a perda de vidas humanas, o que lamentamos profundamente”, assinalou.

Na sua mensagem o Presidente da República de Cabo Verde agradece também ao seu homologo chines o “excelente apoio” que as autoridades chinesas têm prestado à comunidade estudantil cabo-verdiana residente na China, estimada em 350 indivíduos.

O chefe do Estado cabo-verdiano augurou a erradicação desta epidemia brevemente.

-0- PANA CS/DD 07fev2020