Agência Panafricana de Notícias

Presidente cabo-verdiano na cimeira extraordinária da CEDEAO

Praia, Cabo Verde (PANA) -  O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, participou terça-feira, 02 de fevereiro, por videoconferência, numa cimeira extraordinária da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sobre a situação no Mali e a eleição do presidente da Comissão da União Africana (UA), apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte oficial.

Uma comunicação da Presidência da República recorda que na cimeira extraordinária, realizada em agosto de 2020, os chefes de Estado e de Governo da CEDEAO  determinaram um período de transição de 12 meses para que o Mali volte à normalidade constitucional.

Entretanto, um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado em janeiro último, indica que, nos últimos três meses, “a situação em termos de segurança continuou a deteriorar-se no Mali”, em particular no centro.

O mesmo documento adiantou também que no norte do mesmo país, grupos extremistas violentos permaneciam ativos.

Por isso, nessa nova reunião cimeira, a CEDEAO devia reavaliar a situação para que a comunidade possa tomar um posicionamento sobre a situação prevalecente naquele Estado membro.

Em relação à eleição na UA, os membros da CEDEAO vão concertar-se sobre um apoio regional à candidatura à presidência da Comissão da UA.

Na semana passada, o ministro cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros e Comunidade e  Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, anunciou que Cabo Verde vai apoiar a recandidatura de Moussa Faki Mahamat, do Tchad, à presidência da CUA.

A UA lançou oficialmente o processo para a escolha da sua nova comissão, que será eleita em janeiro de 2021.

Novas regras vão ser aprovadas no âmbito da reforma global daquela organização continental. 

A nova comissão, a primeira a ser eleita após o processo de reforma da UA iniciado em 2016 sob supervisão do Presidente ruandês, Paul Kagame, terá menos comissários e será eleita através de um novo sistema baseado no mérito.  

A estrutura de liderança da União Africana será composta por oito membros, incluindo um presidente, um vice-presidente e seis comissários, menos dois lugares do que na anterior comissão.

-0- PANA CS/DD 02fev2021