Agência Panafricana de Notícias

Presidente cabo-verdiano discursa na abertura ce cineira da UA

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, foi convidado a intervir como um dos chefes de Estado recém-eleitos a discursar na abertura da sessão abertura, este sábado, 09, da 35ª sessão ordinária da Conferência da União Africana (UA), a decorrer em Addis Abeba, na Etiópia, apurou a PANA de fonte oficial.

Conforme uma nota de imprensa da Presidência da República, José Maria Neves, eleito a 17 de outubro de 2021, é um do chefes de Estado africanos estreantes na Conferência da UA.

De acordo com a mesma fonte, a cerimónia de abertura contara também com discursos do presidente da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat, do Presidente da República Democrática do Congo e Presidente em exercício cessante da UA, Félix Antoine Tshisekedi, e do Presidente da República do Senegal e novo Presidente em exercício da UA, Macky Sall.

“Construir a resiliência na nutrição no continente africano: Acelerar o capital humano e o desenvolvimento social e económico” foi o tema escolhido para 2022 pela organização de 55 Estados africanos, que celebra neste fim de semana 20 anos, tendo a sua primeira cimeira ocorrido em Durban, na África do Sul, em julho de 2002, em substituição da então Organização da Unidade Africana (OUA), fundada em 25 de maio de 1963.

Na opinião dos observadores, o tema escolhido espelha o agravamento da situação da segurança alimentar do continente após dois anos da pandemia da cocid-19.

Mas, entre os temas escolhidos estão vários conflitos em curso no continente, nomeadamente a crise em Tigray, no norte da Etiópia, país anfitrião da cimeira e sede da UA.

Durante a cimeira, deverão igualmente ser eleitos os 15 novos Estados-membros do Conselho de Segurança e  Paz (CSP) da UA, dos quais cinco são eleitos por três anos e 10 por dois anos.

É também esperada uma decisão final sobre o Fundo de Paz da UA, de mais 230.000.000 dólares americanos, graças a contributos dos Estados-membros, mas cuja atribuição aguarda pela definição de critérios, sempre adiada.

-0- PANA CS/DD 05fev2022