Agência Panafricana de Notícias

Presidente cabo-verdiano defende solução para crise na Guiné-Bissau

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca,
disse esperar que a solução para a crise na Guiné-Bissau "vá ao encontro dos interesses dos guineenses, da sua democracia e dos caminhos de estabilidade com progresso para todos”, soube a PANA de fonte oficial.

“O Presidente da República de Cabo Verde entende não comentar a decisão de um órgão de soberania de um Estado outro, especialmente de um país amigo. Espero, entretanto que qualquer que seja a solução que ela vá ao encontro dos interesses dos guineenses, sua democracia e caminhos de estabilidade com progresso para todos”, adiantou Jorge Carlos Fonseca, em declarações à agência cabo-verdiana de notícias (Inforpress) a partir da ilha do Sal onde se encontra de férias.

No entanto, o primeiro-ministro, José Maria Neves, disse que não cabe ao Governo de Cabo Verde comentar a situação política por que passa a Guiné-Bissau neste momento por se tratar de "injunções políticas internas".

Em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV), a partir da ilha do Fogo onde se encontra em
visita, José Maria Neves afirmou esperar que haja uma “busca de consenso e de entendimento” para que a Guiné-Bissau possa continuar a trilhar os caminhos do desenvolvimento.

“O que nós esperamos é que haja muito diálogo, entendimento entre os órgãos de soberania para que, com estabilidade, a Guiné-Bissau possa desenvolver-se e afirmar-se no contexto das nações. São os nossos votos e esperamos que haja esta perspetiva de busca de consenso e de entendimento para responder efectivamente às expectativas dos guineenses”, sintetizou.

O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, demitiu o Governo liderado pelo primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, segundo um decreto presidencial lido na noite de quarta-feira na Rádio Difusão Nacional da Guiné-Bissau.

A comunidade bissau-guineense em Cabo Verde vinha-se manifestando contra a demissão de Domingos Simões Pereira, tendo inclusive entregue ao Consulado Geral da Guiné-Bissau, na cidade da Praia, uma carta endereçada ao Presidente José Mário Vaz apelando-o a ter a necessária ponderação na resolução do conflito que o opõe ao primeiro-ministro.

A representação do Partido da Renovação Democrática (PRD) em Cabo Verde divulgou um comunicado através do qual o maior partida da oposição na Guiné-Bissau manifestou o seu apoio “incondicional” ao Governo chefiado por Domingos Simões Pereira.

-0- PANA CS/TON 14agosto2015