Agência Panafricana de Notícias

Presidente cabo-verdiano assiste à entrega de prémio a Lula da Silva

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O chefe de Estado cabo-verdiano, Pedro Pires, é convidado de honra do director-geral da UNESCO, Koïchiro Matsuura, para a cerimónia de entrega do Prémio Houphoët-Boigny pela Procura da Paz 2008, terça-feira em Paris, ao Presidente brasileiro, Luís Inácio Lula da Silva, soube a PANA na cidade da Praia de fonte oficial.
Para o efeito, o Presidente cabo-verdiano viaja a 6 de Julho para Paris, onde deverá manter encontros com Lula da Silva e outras personalidades que estarão presentes na cerimónia de entrega do galardão.
O prémio, instituído em 1989 pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em homenagem ao primeiro Presidente da Côte d'Ivoire Félix Houphoët-Boigny, é concedido a “pessoas, organizações e instituições que contribuíram de modo significativo para a promoção, preservação ou manutenção da paz”.
Entre os vencedores das edições anteriores figuram personalidades como Nelson Mandela, Yitzhak Rabin, Shimon Peres, Yasser Arafat, o rei Juan Carlos da Espanha e o ex-Presidente dos Estados Unidos da América, Jimmy Carter.
O júri do prémio inclui o ex–secretário de Estado norte-americano, Henry Kissinger, o Argentino Adolfo Pérez Esquivel, vencedor do Prémio Nobel da Paz em 1980, e o antigo Presidente português, Mário Soares.