Agência Panafricana de Notícias

Presidente burundês promete eleições "melhores" em 2015

Bujumbura, Burundi (PANA) - O chefe de Estado burundês, Pierre Nkurunziza, afirmou que eleições em 2015 serão "melhores" que todas que o Burundi democrático conheceu até agora.

"Podemos fazê-lo porque há vontade politica de o fazer, bem como o sentido do interesse geral", declarou quinta-feira Nkurunziza numa mensagem solene à nação, na véspera da celebração do 52º aniversário da independência nacional.

"as eleições são uma passagem obrigatória para se ter dirigentes legítimos e merecedores da confiança do povo", acrescentou.

Porém, o Presidente Nkurunziza advertiu que todos os que tentarem perturbar ou impedir o desenrolamento das próximas eleições gerais de 2015 serão considerados como "inimigos da paz, da democracia, dos Burundeses, da independência nacional".

Prometeu que os anarquistas serão tratados como tal diante da lei.

Na sua mensagem à nação, o chefe de Estado lançou igualmente um apelo urgente à comunidade internacional, nomeadamente doadores de fundos, para que ajude financeiramente na preparação e organização material destes escrutínios no Burundi.

A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) já divulgou os custos destas operações, estimando-as em cerca de 60 milhões de dólares americanos.

Trata-se das eleições legislativas, comunais, presidenciais, senatoriais, zonais e das colinas agendadas para maio a setembro de 2015.

A atmosfera pré-eleitoral já está tensa no Burundi devido a vários pontos de divergência entre a o círculo presidencial e a oposição, nomeadamente o número de mandatos presidenciais e a confusão constitucional que o favorece.

A instrumentalização de jovens filiados em partidos políticos é uma outra causa do conflito entre os diferentes atores políticos na perspetiva das eleições de 2015.

"O bloqueio" do espaço político é igualmente objeto de queixas crescentes por parte da oposição extraparlamentar.

-0- PANA FB/BEH/IBA/MAR/DD 1julho 2014