Agência Panafricana de Notícias

Presidente burkinabe pede "vigilância" na luta contra sida

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, aconselha "vigilância" e "discernimento" na luta contra a HIV/Sida e Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST).

"No entanto, uma análise aprofundada desses dados exige mais vigilância e discernimento", disse o presidente burkinabe na abertura da 17ª sessão do Conselho Nacional contra a SIDA e as IST.

O também presidente do Conselho Nacional de Luta contra a Sida e os ITS citado num comunicado da Presidência da República.

Kaboré advogou o desenvolvimento de estratégias inovadoras para se aumentar a deteção dos casos de HIV/Sida através de um acesso mais amplo das populações-alvos aos serviços de depistagem.

Ressaltou que as ações "energéticas" empreendidas pelo Governo e por atores sociais comunitários privados com o apoio de todos os parceiros técnicos e financeiros produziram "resultados encorajadores" em termos de estabilidade do nível da infeção pelo HIV e de atendimento de pessoas infetadas e afetadas.

Segundo a Organização das Nações Unidas sobre a Sida (ONUSIDA), a taxa de prevalência no Burkina Faso é de 0,8 porcento e mais de 70 porcento dos pacientes com a sida estão sob tratamento Antirretroviral (ARV).

-0- PANA NDT/BEH/DIM/DD 26out2018