Agência Panafricana de Notícias

Presidente burkinabe pede criação de infraestruturas de comunicação eletrónica

Ouagadougou- Burkina Faso (PANA) -- O Presidente burkinabe, Blaise Compaoré, desejou quinta-feira, na capital do seu país, em Ouagadougou, a aceleração da instauração de infraestruturas de comunicação eletrónica em África.
Segundo Campaoré, um tal feito permitirá ao continente negro beneficiar das oportunidades que as novas tecnologias oferecem e fazer face ao fosso digital que ameaça aumentar a marginalização dos países em via de desenvolvimento.
Campaoré falava na abertura da terceira edição do Fórum Panafricano sobre as Melhores Práticas no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Ladeado pelo seu homólogo togolês, Faure Gnassingbé, estadista burkinabe saudou o apoio daquele na designação de Ouagadougou para acolher este fórum cuja primeira edição decorreu nesta mesma cidade em Janeiro de 2007.
"O mundo entrou numa era em que o acesso às fontes de informação e do saber tornou-se num fator determinante de competitividade e de crescimento económico", indicou o Presidente Compaoré que insistiu na criação das infraestruturas de comunicação em África, para reduzir o fosso digital.
Ele defendeu igualmente a edificação duma empresa da informação inclusiva ao serviço do desenvolvimento sustentável dos países africanos, e apelou para a instauração da segurança neste domínio.
Intervindo no mesmo fórum, o vice-presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Jean Didier Somba, denunciou a ausência de infraestruturas e os fracos investimentos no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Recomendou a instauração duma rede sub-regional com conexões por cabos de fibra óptics para facilitar o acesso à Internet em todo o continente e duma maneira protegida.