Agência Panafricana de Notícias

Presidente burkinabe defende reconciliação nacional baseada na verdade e justiça

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, declarou, segunda-feira à noite, que a reconciliação nacional deve estar baseada numa “exigência de Verdade e Justiça”, enquanto o seu Governo é objeto de críticas da oposição neste sentido.

"O meu compromisso para a reconciliação nacional continua intacto e deve estar baseado numa exigência de Verdade e Justiça", declarou Kaboré, numa mensagem solene à Nação por ocasião da celebração do 58º aniversário da Independência do seu país.

Segundo ele, o país só poderá encarar o futuro com mais otimismo se todos se submeterem humilde e corajosamente à iniciativa da reconciliação para preservar o essencial.

Kaboré lembrou que a celebração do 58º aniversário da ascensão à Independência do Burkina Faso "representa uma oportunidade para deitar um olhar introspetivo no que funda a nossa identidade e a nossa comunidade de destino”.

"Ao sacrificar este exercício, compreendemos bem que temos ainda o recurso para realizar progressivamente as nossas aspirações mais profundas", disse.

Este ano, o Burkina Faso comemorou o 58º aniversário da sua Independência, esta terça-feira, 11, em Manga, na província do centro-sul, sob o lema "Boa Governação e Equidade Social para uma Nação Forte e Próspera".

Vários milhares de pessoas participaram nas festividades do aniversário do país, com um desfile de militares e de civis.

-0- PANA NDT/BEH/SOC/FK/IZ 11dez2018