Agência Panafricana de Notícias

Presidente beninense felicita Papa Bento XVI

Cotonou, Benin (PANA) - O chefe do Estado beninense, Thomas Boni Yayi, saúda a decisão do Papa Bento XVI de renunciar às suas responsabilidades pontificais a partir de 28 de fevereiro, segundo duma carta publicada esta terça-feira em Cotonou.

Na carta, cuja cópia foi enviada à PANA, o Presidente beninense escreve que "nestes momentos difíceis para a Igreja, na sequência da vossa decisão respeitosa de renunciar ao ministério de bispo de Roma, sucessor de São Pedro, que vos foi confiado pelas mãos dos cardeais a 19 de abril de 2005, devo felicitar-vos por esta decisão grave, mas que exprime o vosso espírito de serviço de todos os tempos e sobretudo a vossa humildade diante da apreciação dos desafios do mundo atual, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande importância para a vida da fé".

O chefe do Estado beninense felicita igualmente o Santo Padre "pelas suas reflexões a propósito do mundo que manifestam um grande nível inteletual, com uma grande capacidade de diálogo".

Saudando a herança deixada pelo Papa através da exortação apostólica pós-sinodal Africae Munus, na qual a esperança é associada a África, o Presidente Boni Yayi reitera ao Sumo Pontífice os agradecimentos do povo beninense pela sua disponibilidade, pelo seu sacrifício pessoal e pelo seu compromisso a servir os homens e as mulheres deste mundo segundo a vontade de Deus.

Desde a sua ascensão ao poder em 2006, o Presidente Boni Yayi deslocou-se duas vezes em visita oficial a Roma e acolheu de 18 a 20 de novembro de 2011 o Sumo Pontífice no Benin.

-0- PANA IT/TBM/IBA/CJB/TON 12fev2013