Agência Panafricana de Notícias

Presidente angolano nomeia novo diretor do Serviço de Inteligência Externa

Luanda, Angola (PANA) - O chefe de Estado angolano, João Lourenço, nomeou esta segunda-feira o general José Luís Caetano Higino de Sousa diretor-geral do Serviço de Inteligência Externa (SIE), em substituição do tenente-general André de Oliveira João Sango.

Sango ocupava o cargo de diretor-geral do SIE desde outubro de 2012.

Por seu turno, José Luís de Sousa era até então chefe do Estado-Maior-General (EMG) adjunto das Forças Armadas Angolanas (FAA) para a Área Operacional e de Desenvolvimento.

No seu lugar, o Presidente João Lourenço nomeou o general Geraldo Abreu Muhengo Ukuachitembo "Kamorteiro", que era vice-chefe do EMG para a Logística e Infraestrtuturas.

Noutros decretos, João Lourenço transferiu o general Marques Correia do cargo de segundo comandante do Exército para inspetor-geral da Defesa Nacional, em substituição de Matias Lima Coelho, que passa a chefe do Estado-Maior do Exército.

O general Sequeira João Lourenço saíu do cargo de secretário executivo da Casa Militar para
chefe adjunto da Casa de Segurança do Presidente da República, enquanto o tenente-general Alfredo Tyaunda foi reconduzido no comando da Unidade da Guarda Presidencial (UGP).

O tenente-general António Mateus Júnior de Carvalho também foi reconduzido no secretariado para os Assuntos de Defesa e Forças Armadas da Casa Militar, tal como o tenente-general José João, no comando da Unidade de Segurança Presidencial (USP).

-0- PANA IZ 23abril2018