Agência Panafricana de Notícias

Presidente angolano escala ilha cabo-verdiana do Sal rumo aos Estados Unidos

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Angola, João Lourenço, escalou segunda-feira á noite o Aeroporto Internacional Amilcar Cabral, na ilha do Sal, rumo aos Estados Unidos, soube-se de fonte oficial no local.

Ele foi acolhido pelo seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, com que abordou vários aspetos das relações entre Angola e Cabo Verde, especialmente a questão dos vistos de entrada, a presença da comunidade cabo-verdiana no território angolano e o problema de ligação aérea Luanda/Cabo Verde.

Em declarações à imprensa, após o tête-à-tête, Jorge Carlos Fonseca destacou a "abertura" do de João Lourenço, face a estas e outras preocupações.

“A questão da circulação dos Cabo-verdianos e a possibilidade de isenção de vistos de entrada, mesmo nos passaportes ordinários para Cabo-verdianos em Luanda, essa ideia do mercado comum a nível da CPLP (Comunidade dos Países de Lingua Portuguesa), dos bens e agentes culturais… Há uma abertura, diria, quase total. Foi uma visita agradável e muito útil”, regozijou-se o chefe de estado cabo-verdiano.

Jorge Carlos Fonseca aproveitou ainda o momento para informar o seu interlocutor sobre os preparativos da CPLP a ter lugar em julho próximo na ilha do Sal, na qual este último, em princípio, estará também presente.

Durante a reunião magna de julho, Cabo Verde assumirá a presidência rotativa da CPLP, atualmente exercida pelo Brasil.

-0- PANA CS/DD 28mar2018