Agência Panafricana de Notícias

Presidente angolano convidado à cimeira do G-8

Luanda- Angola (PANA) -- O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, está entre os quatro líderes africanos convidados, a título especial, à cimeira do G-8 (grupo das oito nações mais industrializadas do mundo), de 8 a 10 de Julho próximo, na Itália.
Os demais estadistas africanos igualmente convidados são Jacob Zuma da África do Sul, Hosni Mubarak do Egipto, John Atta Mills do Gana e Abdoulaye Wade do Senegal, revelou fonte oficial.
Segundo a agência notiociosa angolana (ANGOP, oficial), Eduardo dos Santos foi formalmente convidado quinta-feira numa "carta pessoal" do presidente do Conselho de Estado italiano, Sílvio Berlusconi, na qualidade de presidente do G-8.
O convite foi-lhe entregue por Lucca Riccardi, representante pessoal de Sílvio Berlusconi para África, que garantiu que o mesmo "foi aceite" pelo Presidente angolano.
Falando a jornalistas na capital angolana, Luanda, no termo do seu encontro de cerca de 30 minutos com Dos Santos, o enviado especial italiano disse estar "praticamente feliz por este resultado”.
“É um convite especial, (…) dado que os problemas de África estarão, igualmente, no centro das discussões desta cimeira do G-8”, acrescentou.
Por outro lado, recordou que Angola está a conhecer um crescimento "expcional" pelo que, segundo ele, Sílvio Berlusconi "é de opinião que o Presidente Dos Santos poderá dar um grande contributo a esta cimeira”.
“A isto acrescenta-se a admiração pessoal que o presidente Berlusconi tem do estadista angolano pelos trabalhos que este tem vindo a desenvolver”, referiu.
Integram o G-8 os Estados Unidos, o Japão, a Alemanha, o Reino Unido, França, Itália, o Canadá e a Rússia.
A última reunião do G-8 ocorreu em 9 de Novembro do ano passado no Japão.