Agência Panafricana de Notícias

Presidente Buhari agradece aos Nigerianos sua reeleição

Abuja, Nigéria (PANA) - O Presidente reeleito da Nigéria, Muhammadu Buhari, afirma que a sua administração será justa e que não deixará nenhum grupo ou seção fora do  quadro da implementação do seu programa.

Por ocasião do seu discurso como vencedor das presidenciais de sábado último, na sede do Congresso de todos os Progressistas (APC, sigla em inglês) em Abuja, Buhari agradeceu aos que votaram nele, descrevendo a sua vitória como "mais uma vitória da democracia nigeriana".

Buhari foi declarado vencedor, na manhã desta quarta-feira, do escrutínio presidencial de sábado último, 23 de fevereiro, em detrimento do seu principal adversário, Atiku Abubakar, do Partido Democrático do Povo (PDP), com mais de três milhões de votos a mais.

A Comissão Nacional Eleitoral Independente (INEC, sigla em inglês) declara que Buhari foi reeleito com 15 milhões 191 mil 847 votos contra 11 milhões 262 mil 978 para Atiku, sendo a taxa de participação de 35,6 por cento.

"Gostaria de lançar um apelo especial aos meus apoiantes para que não jubilem ou não humilhem a oposição. Essa vitória é a recompensa dos seus esforços. A nova administração intensificará os seus esforços no domínio da segurança, da reestruturação económica e da luta contra  a corrupção. Nós estabelecemos as bases e estamos determinados a realizar as coisas. Reforçaremos a nossa unidade e a participação de todos para que nenhum grupo ou seção se sinta lesado ou excluído ", garantiu o Presidente Buhari. 

O principal partido da oposição, o PDP, rejeitou os resultados eleitorais, considerando-os "fraudulentos".

-0- PANA MON/MA/NFB/DIM/DD 27fev2019