Agência Panafricana de Notícias

Presidenciais no Togo entre 19 de fevereiro e 5 de março

Lomé, Togo (PANA) - As eleições presidenciais no Togo poderão realizar-se entre 19 de fevereiro e 5 de março próximos, de acordo com uma declaração do Tribunal Constitucional divulgada quinta-feira, em Lomé.

Na sua nota, o Tribunal Constitucional, que também decide sobre contenciosos eleitorais, explica que, em conformidade com a lei fundamental do país, o escrutínio deve realizar-se 75 dias antes ou, o mais tardar, até 60 dias antes do fim do mandato do Presidente da República, a 3 de maio de 2020.

Os candidatos que pretendam concorrer ao cargo de Presidente da República são convidados a apresentar as suas candidaturas 45 dias antes da eleição, em conformidade com os textos fundamentais do país.

A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), num comunicado de imprensa também divulgado na quinta-feira, anunciou a revisão dos cadernos eleitorais, de 29 de novembro corrente a 1 de dezembro próximo.

Já foram inscritos seis candidatos registados às presidenciais, designadamente Gerry Taama, do Novo Compromisso Togolês (NET); Ekué Gamessou Kpodar, economista e candidato independente; Aubin Kodjovi Thon, do Movimento "Nova Visão" (NoVi); e Jean-Pierre Fabre, da Aliança Nacional pela Mudança (ANC).

Os outros candidatos são Agbéyomé Messan Kodjo, do Movimento Patriótico pela Democracia e Desenvolvimento (MPDD); e Innocent Kagbara, do Partido Democrático Pan-Africano.

-0- PANA FAA/BEH/DIM/IZ 01nov2019